Estamos praticamente na metade do ano de 2021 e os efeitos da pandemia ainda estão presentes no nosso cotidiano. Apesar do longo período de medidas restritivas e de proteção, o avanço da vacinação contra a Covid-19, mesmo que a passos lentos, deve ser encarado como uma grande expectativa de melhora da situação. A frase “vai passar”, dessa vez, está mais perto do que nunca.

E é justamente por conta disso que não é momento de relaxar, pelo contrário. As medidas de segurança para evitar a contaminação por coronavírus seguem as mesmas: evite aglomerações, pratique o distanciamento social, mantenha as mãos higienizadas, utilize álcool gel e, principalmente, use máscara sempre que precisar sair, ela é indispensável no controle da pandemia.

Também sabemos que frente a um cenário de crise econômica, social e o elevado número de casos e mortes pela doença, a saúde mental da maioria da população acaba sendo afetada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina e o país mais ansioso do mundo. Justamente no período da pandemia é que foi observado um aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais. Para suprir essa alta demanda e ajudar as pessoas na compreensão desse momento, a Pró Work disponibiliza em sua plataforma de teleatendimento acolhimentos virtuais com profissionais de psicologia. É possível agendar uma consulta através do site https://prowork.med.br/consultas-virtuais/.

Além dos cuidados profissionais, pequenas ações no cotidiano podem auxiliar na vivência dos dias atuais. Confira algumas dicas para seguir enfrentando a pandemia com saúde e disposição:

– Mesmo em ambientes fechados, procure se manter ativo:
Mesmo que você não pratique atividades físicas, experimente um exercício leve de alongamento logo pela manhã;

– Mantenha uma rotina adequada de sono:
A qualidade do sono costuma influenciar em todas as nossas atividades diárias. Ao deitar-se na cama para dormir, evite distrações como celulares e outros aparelhos eletrônicos;

– Cuide da sua alimentação. Consuma frutas, verduras e legumes diariamente:
Uma alimentação saudável vai proporcionar todas as vitaminas e nutrientes necessários para manter o seu bem-estar;

– Pratique a empatia e a solidariedade:
Para muitas pessoas, a sensação de ajudar alguém traz benefícios imediatos para a saúde mental. Além disso, evite discussões e atritos desnecessários se colocando sempre no lugar do outro;

– Proteja a sua família e amigos:
Procure agradar, com gestos e palavras, as pessoas que convivem com você diariamente. Proteja quem você ama, evite a contaminação com o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *