A ergonomia deve estar presente em todos os lugares, seja no ambiente de trabalho ou nas residências, onde as pessoas estão trabalhando em home office. Ela é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde dos profissionais, dentro e fora do ambiente de trabalho, e é regida pela Norma Regulamentadora (NR) 17.

Os riscos de acidentes e riscos ergonômicos também foram incluídos no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) NR1. Por isso, atenção com a mudança: anteriormente os Programas de Prevenção aos Riscos Ambientais (PPRA) abrangiam apenas os riscos físicos, químicos e biológicos. O PGR, que entraria em vigor em 2 de agosto, foi prorrogado para 3 de janeiro de 2022, conforme portaria publicada em 23 de julho deste ano.

Quem trabalha sentado em uma mesa de escritório, ou até mesmo em regime remoto, sabe que a ergonomia está diretamente relacionada à postura. Mas não é somente nesse cenário: motoristas, serventes, porteiros e muitos outros profissionais devem observar a posição adequada e confortável durante o expediente, evitando o surgimento de dores, principalmente na coluna, o que pode causar danos com o passar do tempo.

Um dos principais motivos para afastamentos do trabalho, de acordo com o INSS, são os transtornos na coluna. São dores em articulações, inflamações musculares, traumas e fraturas, por exemplo. É possível evitar esses afastamentos com ações simples, através de medidas de segurança do trabalho e ações promotoras de saúde. Mas, além disso, orientar os colaboradores é também papel do empregador.

Confira algumas dicas que podem ser disseminadas no ambiente corporativo:

– Para quem trabalha sentado, o ideal é levantar-se e fazer um alongamento com determinada frequência, a cada hora de trabalho, por exemplo.
– Para quem utiliza o computador durante a rotina de trabalho, o ideal é posicioná-lo corretamente em cima de uma mesa. Deixe o monitor a uma distância mínima equivalente ao comprimento do braço. A altura deve ser entre 15 e 30 graus abaixo da linha reta de visão;
– Para quem trabalha no telefone, a dica é não segurar o aparelho nos ombros a fim de deixar as mãos livres;
– Pessoas que trabalham fazendo uso da força não devem carregar objetos que pesem mais do que 10% do peso corporal. – Ao levantar peso, dobre os joelhos e jogue o peso para as pernas. Não carregue nada nas costas;
– Quem trabalha em pé não deve utilizar balcões ou mesas como escora. Se você precisar descansar, procure sentar adequadamente por alguns instantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *