Pró Work

Saúde Ocupacional

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – NR-7

A legislação de Segurança e Medicina do Trabalho obriga todas as empresas a manterem o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.

Este Programa é regulamentado pela NR-7 do Ministério do Trabalho e tem como objetivo por meio de Exames Ocupacionais a promoção e preservação da saúde dos colaboradores através de medidas prevencionistas.

EXAMES MÉDICOS OCUPACIONAIS

Como parte integrante do PCMSO temos os seguintes exames abaixo:

- Exame Admissional,

- Exame Periódico,

- Exame Demissional,

- Exame de retorno do trabalho e Exame de mudança de função

EXAMES COMPLEMENTARES

Dependendo dos riscos ocupacionais e das atividades que o trabalhador exerce, haverá a necessidade da realização de exames complementares. Existem os seguintes Exames Complementares:

- Audiometria

- Exames de Laboratório: hemograma completo, glicose, colesterol, exame de urina e outros

- Exames Toxicológicos: ácido hipúrico, ácido metil-hipúrico, dosagem de chumbo e outros

- Raio X de tórax, de coluna e outros

- Espirometia

- Teste ergométrico

- Exame Oftalmológico

- EEG Eletroencefalograma

- ECG Eletrocardiograma de repouso

- Avaliações Médicas Especializadas ( Cardiologia, Traumato-Ortopedia, Psiquiatria), dependendo de doenças prévias.

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

É o Atestado que define se o colaborador está APTO ou INAPTO para a realização de suas funções dentro da empresa. Para cada exame ocupacional realizado, o Médico do Trabalho emitirá o ASO em 03 vias. A primeira via deverá ficar arquivada com a empresa no local de trabalho à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho. A segunda via será obrigatoriamente entregue ao colaborador mediante recibo na 1ª via. A terceira via ficará arquivada no prontuário médico.

O ASO é de extrema importância, pois além da identificação completa do colaborador, o número da identidade, a função exercida, os riscos que existem na execução de suas atividades, exames complementares a que foi submetido o colaborador, isto é, informações completas sobre a saúde do colaborador.