Desde 2003, o dia 28 de abril tornou-se uma data muito importante para quem se preocupa com a saúde e a segurança do trabalho. A data foi instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) a fim de sensibilizar a população sobre a necessidade da criação de métodos de prevenção contra os acidentes e também às doenças causadas por determinadas atividades executadas durante a rotina de trabalho.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho reflete a importância de proporcionar bem-estar e melhores condições laborais para os colaboradores de todas as empresas, corporações e entidades, seja no serviço público ou privado. A celebração também é uma homenagem a todas as vítimas de acidentes e doenças do trabalho, relembrando o dia 28 de abril de 1969, quando um grave incidente aconteceu em Virginia, nos Estados Unidos, onde morreram 78 mineiros em uma explosão na mina de Farmington. 

No Brasil, a Lei nº 11.121 de 2005 instituiu, na mesma data, o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais. A necessidade de debater o tema é justificável quando observamos os números do Brasil. Conforme dados da OIT, o país ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho, perdendo apenas para China, Índia e Indonésia. Também de acordo com um levantamento do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, um trabalhador morre no Brasil a cada 3 horas e 40 minutos em decorrência de acidentes de trabalho.

É neste cenário que uma assessoria especializada no assunto é fundamental para o planejamento de gestão das empresas. Mensurar riscos, engajar e conscientizar colaboradores, estimular a cultura de prevenção, monitorar a saúde dos indivíduos, dentro e fora do local de trabalho, são algumas das ações a serem executadas em um programa de Segurança e Saúde do Trabalho. A consultoria que a Pró Work presta vai muito além da implementação e cumprimento das normas de segurança exigidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O foco está na busca por resultados, minimizando e até mesmo eliminando os problemas inerentes à atividade trabalhista. Conheça nossos serviços: http://prowork.med.br/.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *