Todo o empresário sonha com colaboradores engajados, produtivos e motivados. Mas nem sempre um plano de carreira, valorização profissional e um belo ambiente de trabalho são suficientes para contar com o alto desempenho do funcionário. A produtividade de uma pessoa está diretamente ligada aos seus hábitos cotidianos e uma alimentação saudável é essencial nesse processo de concentração e motivação. 

Uma alimentação desregrada também colabora para o surgimento de doenças como a obesidade e o sobrepeso que, por sua vez, desencadeiam outra série de doenças crônicas. Tais doenças acabam influenciando de forma negativa o desenvolvimento de carreiras promissoras, com frequentes afastamentos do trabalho por questões de saúde.

Por todas essas razões, torna-se fundamental inserir dentro do papel de gestores o incentivo a hábitos saudáveis de sua equipe. Além de incentivar, o empresário que investir na alimentação dos colaboradores estará pensando não apenas no bem-estar da pessoa mas também no crescimento da sua empresa, que será claramente observado com o aumento da capacidade de produção.

Confira alguns benefícios:

  • Melhora da concentração e da memória a partir de nutrientes contidos em determinados alimentos;
  • Diminuição de faltas e afastamentos por motivos de doenças. Uma boa alimentação também aumenta imunidade;
  • Comer bem proporciona bem-estar físico e mental, melhora o humor e, consequentemente, o clima no ambiente de trabalho;
  • Aumento da produtividade é fato comprovado cientificamente. Comer bem, na hora certa e em quantidades corretas produz sensação de saciedade por mais tempo, não causa sonolência, facilita a circulação sanguínea e melhora o desempenho;
  • Diminui o risco de acidentes de trabalho, uma vez que comer em quantidades maiores deixa o corpo mais lento e o cérebro mais disperso.

Para quem quer começar uma nova rotina de alimentação saudável no trabalho, separamos algumas dicas para executar durante a jornada diária:

  • O café da manhã é uma das principais refeições do dia. Capriche e escolha bem os alimentos para compor o seu desjejum;
  • Evite alimentos ricos em açúcar, gorduras, refrigerantes, doces e embutidos;
  • Prefira alimentos naturais, ricos em fibras, gorduras boas, nutrientes;
  • Prepare o seu almoço em casa e leve a famosa marmita. Evite comer na rua;
  • Beba bastante água durante o dia, mesmo sem sede;
  • Tenha opções de lanches saudáveis para fazer no decorrer do dia. Frutas são sempre boas alternativas;

Empresários podem, com algumas ações simples, auxiliar os colaboradores nessas novas rotinas. Algumas medidas como posicionar bebedouros de água estrategicamente próximos dos colaboradores, organizar campanhas de incentivo à alimentação saudável – seja com um almoço coletivo ou uma cartilha explicativa – e fornecer frutas de lanche para os funcionários consumirem durante o expediente ou nos intervalos são excelentes ideias para motivar e valorizar a equipe. 

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