Engana-se quem pensa que a ergonomia se relaciona apenas à postura do trabalhador ou a uma cadeira confortável. Os principais causadores dos problemas que afetam diretamente a saúde dos funcionários de uma empresa são muitos e não estão apenas em escritórios tradicionais. A iluminação do ambiente, o controle dos níveis de ruídos e temperatura e a acessibilidade a determinados espaços físicos são algumas condições que fazem parte do planejamento ergonômico corporativo. Essa ergonomia, também conhecida como o estudo da relação entre o homem e o seu ambiente laboral, é responsável por oferecer conforto e métodos de prevenção de acidentes de trabalho. 

As doenças motivadas por fatores de riscos ergonômicos, como a má postura e as lesões por esforços repetitivos – juntamente com a sobrecarga mental, têm sido as principais causas de afastamento do trabalho, de acordo com dados do Ministério da Previdência Social. Entre 2012 e 2018, R$15,6 bilhões foram gastos em auxílio doença no Brasil, despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esses problemas de saúde podem, ao longo do tempo, impossibilitar que o trabalhador exerça plenamente as suas funções, resultando até mesmo em aposentadorias precoces. 

Programas de ergonomia são responsáveis por evitar que essas enfermidades ocorram. Considerando esse benefício, é correto afirmar que adotar métodos ergonômicos nas empresas é um investimento com excelente custo-benefício, uma vez que minimiza despesas com possíveis indenizações, diminui os índices de absenteísmo e estimula a produtividade da equipe, além de aumentar o bem-estar do colaborador ao ver que é valorizado e que a sua saúde é uma das prioridades do gestor. Além disso, a ergonomia em ambientes de trabalho é regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego desde 1978, através da Norma Regulamentadora Nº 17 (NR 17). 

A Pró Work possui um programa completo para os diferentes perfis de empresas, oferecendo o suporte necessário para uma análise ergonômica completa do ambiente laboral além do laudo ergonômico, palestras e treinamentos, ginástica laboral, comitê ergonômico, entre outros. Contate-nos para mais informações e detalhes. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *