Negócio foto criado por drobotdean - br.freepik.com

Motivação, valorização, efetividade, produtividade. Essas são algumas palavras que compõem o conceito de saúde organizacional, algo que está diretamente relacionado ao sucesso de um negócio. Uma empresa que se preocupa com a saúde organizacional busca oferecer aos seus colaboradores um ambiente agradável e com segurança para desempenhar as suas funções.

A saúde organizacional também está ligada à saúde individual do colaborador, principalmente no que diz respeito à prevenção de doenças e ao bem-estar. Garantir que o funcionário se sinta bem fisicamente e mentalmente contribui positivamente para a produtividade, o engajamento e a satisfação. Também nesse cenário podem se encaixar as políticas de incentivo na educação, no esporte, na alimentação, entre outros. 

A recompensa para quem investe no bem-estar das pessoas também é financeira. De acordo um levantamento da McKinsey, empresa americana especializada em negócios, a melhoria da saúde organizacional traz benefícios de longo prazo, tornando esse indicador um dos ativos mais importantes de uma empresa, podendo aumentar os resultados em até três vezes mais.

Para implementar esses conceitos é fundamental ter um planejamento, iniciando com a aplicação de uma pesquisa de clima organizacional. Dessa forma, é possível identificar os pontos prioritários e tomar as providências cabíveis para cada necessidade. Essa não é uma tarefa simples, a saúde organizacional é um conceito bem amplo dentro do universo corporativo. A dica é começar por ações que garantam a saúde física e psicológica dos colaboradores, sendo essa a principal prioridade para qualquer iniciativa posterior. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *