Uma boa gestão de saúde e segurança do trabalho ajuda na produtividade de sua empresa. Entenda o porquê e quais são seus benefícios!

Quando falamos sobre saúde e segurança do trabalho, muitos se lembram das normas e regras obrigatórias para serem estabelecidas dentro das empresas e que se não forem cumpridas podem ser puníveis com multas, trazendo como um dos maiores benefícios a prevenção de acidentes de trabalhos e eventuais processos que poderiam acontecer por algum imprevisto.

No entanto, além de prevenir contra processos legais desfavoráveis para a empresa, as medidas de saúde e segurança do trabalho ajuda na produtividade do seu negócio, melhorando ainda mais o desempenho dos funcionários, e no post de hoje da Pró Work te mostraremos o porquê!

Adotar medidas de saúde e segurança do trabalho ajuda a prevenir acidentes que podem impedi-los de realizar as suas funções

Em uma empresa, sejam em diversos tipos de setores, estamos sempre sujeitos há risco de imprevistos e acidentes. Esses acidentes, em escala maior ou menor, podem acarretar em algo que impeça os seus funcionários e colaboradores de realizarem as suas funções diariamente. Consequentemente, isso fará com que a produtividade de seu negócio seja comprometida, pois poderá haver o mesmo tanto de tarefas ou mais, mas com menor número de funcionários devido a algum imprevisto.

Essas medidas, quando adotadas, vão ajudar a prevenir a saúde e a integridade física e mental dos seus profissionais, promovendo o seu bem-estar e segurança. Além disso, investir nessa área poderá melhorar o seu negócio em diversos sentidos, como a redução de despesas, melhora na reputação e, principalmente, trará um melhor engajamento dos seus funcionários, fazendo com que tenha uma grande importância da saúde e segurança do trabalho na produtividade da sua empresa.

Como melhorar as medidas da saúde e segurança do trabalho na sua empresa?

Para melhorar ainda mais a saúde e a segurança da sua empresa, muitos donos de negócio viram na gestão de saúde ocupacional uma ótima alternativa, pois, além de promover o bem-estar de todos os funcionários e colaboradores, ela também ajuda a reduzir as despesas em diversos setores.

Gestão de saúde ocupacional são programas integrados, com alta qualidade técnica, que visam em promover a saúde e a segurança no seu ambiente de trabalho, no entanto, eles serão de acordo com a necessidade de cada empresa da qual for implantada e do perfil de seus colaboradores.

Para implantar essa gestão em sua empresa, é muito importante que todos os integrantes estejam ativos. O RH deve estar em uma ação conjunta com todos os gestores da área para aplicar as técnicas na prática.

O departamento de recursos humanos é a peça fundamental para realizar essa gestão de saúde ocupacional, pois é ele que detém de uma visão mais ampla e assertiva de toda a sua empresa, além de compreender o risco que cada uma das atividades pode oferecer aos funcionários e colaboradores do negócio, as características dos diversos setores que há no local e os recursos, de forma geral, da instituição.

Além disso, ela é importante, pois há diversas normas regulamentadoras que visa promover o bem-estar e a saúde dos seus funcionários. Esse tipo de gestão na sua empresa oferecerá diversos serviços, tais como:

  • Ergonomia;
  • Programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA);
  • Programa de controle médico de saúde ocupacional;
  • Gestão de indicadores de saúde;
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);
  • Exames médicos ocupacionais;
  • Exames complementares;
  • Gestão de ambulatório;
  • Laudo técnico das condições Ambientais de Trabalho;
  • Laudos de Insalubridade e periculosidade;
  • Entre outros.

Você pode realizar essa gestão da saúde e segurança no trabalho com uma empresa especializada com equipes e profissionais totalmente capacitados, como a Pró Work, onde oferecemos os serviços com ótima qualidade para promover ainda mais a sua segurança e a saúde dos seus funcionários.

Conheça as nossas soluções!

Equipe Pró Work

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *