Cuidados com a saúde e o bem-estar no home office dos funcionários também é muito importante e essencial para melhor produtividade na empresa. Entenda!

Diante do grande avanço nos setores econômicos de todo o mundo e muitos trabalhos sendo feitos de forma totalmente virtual pelos computadores, o conceito de home office vem crescendo a cada dia e trabalhar em casa está começando a se tornar uma realidade para muitas pessoas. A tendência é que isso se torne cada vez mais comum, visto que, além de diversas pesquisas mostrando o quanto os funcionários que trabalham nesse tipo de serviço tem uma qualidade de vida melhor e mais feliz, isso também diminui os custos da empresa com transportes, vale alimentação, aluguéis de escritórios, dentre muitos outros.

No entanto, trabalhar em casa ainda não isenta a empresa sobre as obrigações com a saúde do funcionário, tendo, inclusive, normas regulamentadoras para garantir isso. Por isso, no post de hoje da Pró Work te mostraremos 7 dicas de como você pode melhorar a saúde e o bem-estar no home office dos seus funcionários!

1 – Ajude os seus funcionários a criarem uma rotina de adaptação

Trabalhar em Home Office é uma nova rotina, quase como uma novidade em nosso país, onde poucas pessoas estão acostumadas com esse modelo de trabalho. No ano de 2020, devido a pandemia do COVID-19, muitas empresas e funcionários precisaram criar essa nova rotina e jornada de trabalho, no entanto, acostumar-se com uma mudança tão grande pode ser um pouco difícil.

Por isso, é muito importante que você ajude os seus funcionários a se adaptarem a esse novo modelo de trabalho e assim promover a saúde e o bem-estar no home office.

2 – Estabeleça uma rotina

Apesar de o home office aumentar a produtividade das empresas, muitos funcionários, mesmo trabalhando de suas casas, precisam de uma rotina para conseguirem se sentir mais confortáveis com esse modelo e terem maior produtividade. Por isso, é muito importante que você estabeleça uma rotina, uma jornada de trabalho com eles, flexíveis ou não, para garantir a saúde e o bem-estar no home-office.

3 – Mantenha uma comunicação com seus funcionários no home office

Quando implantado o home office na sua empresa, principalmente em situações necessárias, não só os funcionários, como muitos empresários podem ainda não ter experimentado esse modelo de trabalho. Muitos colaboradores da empresa gostam do trabalho presencial, pois há uma melhor comunicação e quando situações assim acontecem ficam um pouco perdidos no que devem fazer, o que pode comprometer a sua saúde e o bem-estar deles no home office.

Por isso, é muito importante que você estabeleça sempre uma comunicação com os seus funcionários. Especialistas recomendam que deem orientação a eles, acompanhe o home office dos empregados, façam reuniões frequentemente, entre outros, pois isso pode ajudar a manter o bem-estar mental de seus funcionários, principalmente se eles moram sozinhos ou estão em uma situação que não podem sair muito de casa.

4 – Acompanhe o desempenho do trabalho dos seus funcionários

Apesar da maioria das pessoas apresentarem um bom desempenho e uma melhor produtividade quando estão trabalhando em casa, algumas podem não apresentar tal performance, o que pode estar relacionado a difícil adaptação e a um mal-estar mental que ela pode estar sentindo. Por isso, é muito importante que na hora de realizar o home office esteja sempre acompanhando o desempenho dos funcionários e ofereça ajuda ou entenda o que está ocorrendo com ele. Isso fará com que se tenha um melhor engajamento dos profissionais da sua empresa e ainda melhore a saúde e o bem-estar deles no home office.

5 – Passe orientações de ergonomia para eles

Estabelecendo o trabalho em casa, é importante que você passe para os seus funcionários orientações de ergonomia, pois é uma medida de saúde prevista por lei tanto para trabalhos presenciais quanto para os remotos. Para isso, é importante que você os ensine qual é a postura adequada para sentar-se, dicas sobre a iluminação do ambiente e novo posto de trabalho vão ajudá-los a trabalhar melhor, entre outros, pois essas regras ergonômicas são essenciais para a saúde e o bem-estar deles no home office.

6 – Forneça os equipamentos adequados para seus funcionários

Outra medida prevista em lei que é muito importante seguir para realizar a implementação do trabalho remoto na sua empresa é fornecer os equipamentos necessários e adequados para seus funcionários. Computadores, celulares, bom acesso à internet, dentre outros, são fundamentais e necessários para que tenham maior produtividade. Todas essas ações farão seus funcionários sentir-se bem, promovendo o seu bem-estar!

7 – Adotar programas de prevenção a riscos ambientais e Programa de controle médico de saúde ocupacional

Como citado acima, existem diversas normas e legislações trabalhistas voltadas para promover a saúde e o bem-estar do funcionário no home office e é muito importante adotar as medidas que elas preveem.

A primeira a se levar em conta é adotar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o qual analisa os riscos do ambiente de trabalho dos funcionários afim de garantir a saúde, segurança e integridade dos mesmos.

Outro ponto muito importante é estabelecer o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o PCMSO, que estabelece critérios para a realização de exames admissionais, demissional, periódicos, de mudança de funções e o retorno ao trabalho, com objetivo de prevenir, monitorar e controlar possíveis danos à saúde de seus empregados.

Equipe Pró Work

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