É muito importante tomar os principais cuidados para evitar o coronavírus na sua empresa e evitar que ela seja um foco de contágio entre seus funcionários, colaboradores e clientes!

Há poucos meses, algo que ninguém estava esperando atingiu o Brasil e o mundo. A pandemia do COVID-19 fez muitas medidas de segurança e prevenção mudarem em diversos países, e com o Brasil não foi diferente. Diante do avanço do vírus, nossos governantes adotaram medidas de isolamento parcial para tentar contê-lo, mantendo apenas as empresas que oferecem serviços essenciais abertas, como supermercados, farmácias, hospitais e as indústrias, sejam de medicamento, alimentícia ou diversas outras.

No entanto, mesmo que essas empresas não possam adotar as medidas de isolamento social, é essencial, importante e obrigatório se prevenir para que não se espalhe ainda mais a doença, que tem uma alta taxa de contágio.

No post de hoje da Pró Work te mostraremos quais são os principais cuidados para evitar o coronavírus no ambiente de trabalho!

Exija a utilização de máscaras e luvas

Assim como diversos outros vírus, o COVID-19 se propaga pelo ar, pelas gotículas de um espirro, uma tosse e entra no nosso corpo pelos olhos, nariz e boca. Quando alguém utiliza as mãos para conter um espirro ou tosse, diversos germes, bactérias e vírus ficam nelas e caso esse indivíduo esteja infectado com o vírus, poderá transferir esses vírus e bactérias para superfícies e pessoas com quem teve contato. Ao encostar em alguma superfície infectada e levar as mãos aos olhos, boca e outras mucosas, uma pessoa saldável pode contrair o vírus.

Por isso, o primeiro dos principais cuidados para evitar o coronavírus no ambiente de trabalho é exigir que os seus colaboradores usem máscaras e luvas para que não corram o risco de se contaminarem ou contaminarem outras pessoas, caso já estejam com o vírus incubado ou assintomáticos.

Deixe os funcionários doentes trabalhando de casa ou afastados

O COVID-19 é um vírus que possui uma baixa letalidade comparado a outras pandemias na história, no Brasil é cerca de 6 a 7%. No entanto, foram adotadas diversas medidas, pois a sua taxa de contágio é relativamente alta, com uma pessoa doente podendo contaminar várias outras, o que faz com que ele se propague rapidamente e os números de casos cheguem a dobrar em poucos dias.

Além disso, esse novo vírus pode apresentar sintomas leves em uma parte da população, passando despercebido, como um resfriado, mas com a taxa de contaminação ainda alta. Por isso, para promover a saúde de todos, é muito importante que você incentive os seus funcionários que estiverem com algum sintoma de contaminação a trabalharem em casa, se possível, ou os afaste de suas funções por um tempo até que eles melhorem, pois esse é um dos principais cuidados para evitar o coronavírus no ambiente de trabalho.

Mantenha o ambiente de trabalho sempre limpo e higienizado

Como citado acima, uma das maneiras de contágio do vírus é através de alguma superfície que o infectado tenha tocado. Ele pode sobreviver sem um hospedeiro por até 72 horas quando estão nela, então, limpar e manter esses lugares que as pessoas mais frequentam higienizados é um dos principais cuidados para evitar o coronavírus no ambiente de trabalho e uma das principais medidas de saúde para os seus funcionários, colaboradores e clientes.

Para isso, você deve limpar esses locais (incluindo os elevadores) com produto como o álcool à 70%, por exemplo, que tem sido um grande aliado no combate a essa pandemia.

Incentivar a higiene de seus colaboradores, funcionários e clientes também é um dos principais cuidados para evitar o coronavírus no ambiente de trabalho

As principais medidas de prevenção da COVID-19 são: lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos; tapar a boca e o nariz com o cotovelo quando for espirrar ou tossir; ficar a pelo menos 2 metros de distância da outra pessoa para conversar e usar constantemente as máscaras.

Por isso, é importante espalhar cartazes, mandar e-mails e usar todas as formas de comunicação possíveis neste momento crítico, para informar seus colaboradores e incentivá-los a adotar esses principais cuidados para evitar o coronavírus no ambiente de trabalho.

Equipe Pró Work

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *